segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projeto Escola da Familia comemora 7 anos em Analândia-SP

  O Programa Escola da Família


O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação.
Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.

CONHEÇA O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.
Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.
Em diversas regiões do Estado, as escolas públicas constituem o principal – ou, muitas vezes, o único – equipamento público, especialmente nas localidades em que há pouca ou nenhuma opção de lazer e cultura.
Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, favorecendo a essa o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade. Assim, essa comunidade com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa.
Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior - o Programa Bolsa Universidade.
Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.
Os universitários contemplados com a bolsa contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência profissional, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.
Até o início de 2009, mais de 80 mil universitários já fizeram parte dessa trajetória, beneficiados pelo Programa Bolsa Universidade, atuando nos espaços escolares como Educadores Universitários.
Em Analândia, o projeto é bem sucedido e tem como madrinha a dirigente da educação  a  Eliana Ap. P. Gregoracci que mostra grande entusiamo no projeto, pois cria atividades e desenvolve habilidades . O dia foi de atividades artesanais e culturais e ainda contou com voluntários que fizeram corte de cabelo e ações voltadas para saúde, com uma enfermeira da Unidade Básica de Saíde, que media a pressão e orientava sobre o assunto.
A Diretora e gestora do projeto Rute Antiqueira também mostrou grande satisfação com o projeto, que segundo ela tira muitas crianças das ruas e cria interessses culturais e sociais.
O projeto também conta com voluntários da cidade, jovens e universitários que cumprem horas e em contrapartida recebem incentivos em suas faculdades.



Bia (educadora), Eliana P.Gregoracci (dirigente de ensino), Rute Antiqueira (diretora)



Eliana exibe uma linda bolsa feita pelos jovens no projeto, bolsa feita com caixas de leite, material reciclado, consciência ambiental sendo despertada nas crianças. 


Jovens voluntários e Universitários - Pamela Caroline, Pamela Freitas, Samuel Douglas, Erick Thesolin

 

Enfermeira da UBS  Sara dos Santos



Renato Louro Universitário que colabora com o projeto

Parabéns a todas as pessoas que colaboram com esse projeto, são de atitudes como esta que nossa cidade precisa, pessoas voluntárias e até de profissionais que trabalham muito durante a semana e que no final de semana ainda conseguem tempo para ajudar ao próximo.

2 comentários:

  1. ESTAMOS DE OLHO DIZ....
    O trabalho da escola da família esta´ótimo.
    O que não podemos admitir é que a quadrilha use da escola , funcionários e perueiros para fazer propaganda para OS DOIS DEPUTADOS Aldo demarchi e lobe neto.
    Por isso avisamos, estamos e ficaremos de olho.

    ResponderExcluir
  2. VAMOS FICAR DE OLHO EM PERUEIROS , SR.VALENTÃO DO PÁTIO FILHO DO VALENTÃO DO PÁTIO ESTÃO GANHANDO PARA A ELEIÇÃO FIQUE CHEIO DE FANTASMA, FOTOGRAFEM QUALQUER PROVA SERVE...

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!