domingo, 5 de setembro de 2010

CURIOSIDADES SOBRE ANALÂNDIA:

1. Em 1887, o Sr Manoel Vicente Lisboa, então proprietário da Fazenda Santa Maria da Glória, na Sesmaria do Cuscuzeiro, gleba que pertenceu ao Sr. Torquato de Arruda e seu irmão, doou 20 alqueires de terra em local meio declive, porém cercado por diversos rios, para estabelecimento de uma povoação, que conforme dados arquivados foi fundada em 20 de outubro de 1890, foi essa povoação elevada a distrito.

2. No dia 30 de maio de 1911, a Câmara Municipal de Analândia aprovava projeto de lei que doava ao governo do Estado um terreno para edificação do prédio do Grupo Escolar. A primeira professora pública do município foi a senhora Dona Joaquina da Silveira Santos nomeada pela Prefeitura Municipal.

3. O serviço de abastecimento de água foi feito em 1913 pelo então prefeito municipal Sr Francisco de Camargo Abreu sendo gasto com a instalação 42: 385$950.

4. O recenseamento geral de 1940 encontrou: 4908 habitantes sendo 3864 habitantes na zona rural e 1044 na zona urbana e suburbana.

5. O número de óbitos registrados em 1950 foi de 21 sendo:

Câncer 1 Insuficiência Cardíaca 2

Desinteria 1 Pneumonia 4

Debilidade 2 Senilidade 3

Dispepsia 2 Sem assistência médica 4

Traumatismo 1 Toxicose 1

6. Água e Esgoto – Concedido por intermédio da Caixa Econômica Estadual da cidade de Analândia, conforme publicação no diário oficial de 22 de maio de 1957, o empréstimo para renovação da rede de água, bem como a execução e instalação da rede de esgotos.

7. De acordo com o IBGE a contagem em 2007 da população de Analândia é de 4.166 pessoas. Por informação do CATI local, aproximadamente 1.300 pessoas, estão na zona rural. A geração per capita de resíduos do Brasil está em torno de 0,5 a 1 Kg/habit/dia. Isso significa que temos 360 toneladas aproximadamente geradas por ano nas propriedades rurais. Se contarmos a partir dos últimos dez anos para cá, teremos ideia da quantidade de lixo doméstico acumulada, gerando doenças, contaminando os lençóis freáticos e quantos outros tipo de problemas. Ah! Esqueci, não há coleta pública na zona rural, nem orientação técnica de como resolver isso. De acordo com a mesma CATI, há na zona rural aproximadamente 230 propriedades, que geram esgotos que são lançados diretamente em fossas negras. De novo contaminando as propriedades e a água.

O processo de biodigestão de resíduos orgânicos é bastante antigo, sendo que a primeira unidade instalada em Bombaim na Índia em 1819. A China possui 4,5 milhões de biodigestores que produzem gás e adubo orgânico, sendo que a principal função é o saneamento no meio rural.

Com certeza a montagem de uma equipe técnica que tratasse desses assuntos e que orientasse a Administração, não deixando construir ETEs nas direções favoráveis de ventos predominantes, seria muito mais interessante do que: coberturas de calçadões, quiosques e “Cristos Redentores”. Aliás, é a primeira vez que vejo um Cristo Redentor ser colocado num plano. Poderiam pelo menos tê-lo colocado num cupinzeiro!

8. A cidade de Analândia não possui “Bairros”. Somente loteamentos. Lembra da Lei de Abairramento (IBGE) que era para ser protocolada e aprovada na Câmara até setembro de 2008, Sr Prefeito? Como o IBGE faz o censo por setores (seis) já que não existem bairros, novamente só saberemos o número total de habitantes e não quantos por cada “bairro”. Como arquiteto e urbanista não sei como se projetam ginásios, creches, etc sem o número de usuários. Se alguém souber avise-me por favor.

9. Analândia não possui nenhum “HIDRANTE” para uso do corpo de Bombeiros, se a corporação precisar vir para alguma emergência. Ah! Não adianta chamar (Pirassununga), não tem como encher o “PIPA”. Para que se saiba os hidrantes são doados pelo Corpo de Bombeiros. A Administração precisa somente querer colocá-los.

10. A respeito da “Caixa de Areia” construída junto a elevatória no lot. Nova Analândia, será que aquele senhor cujo nome está nos “UMBRAIS” da ETE, poderia nos dizer o que pretende fazer com a areia misturada ao lodo do esgoto? Já existe algum lugar para aquela mistura contaminada ser depositada? Se este mesmo senhor me permite, gostaria de lhe sugerir um “livro de cabeceira”: “Operação e Manutenção de Lagoas Anaeróbias e Facultativas” – Governo do Estado de São Paulo Secretaria do Meio Ambiente. CETESB.

Este profissional a partir do dia 13/07/2010, de acordo com o estabelecimento na alínea “I” do artigo 34 da Lei Federal nº5.194 de 24 de dezembro de 1966, bem como o inciso XXV do artigo 90 do Regimento Interno do CREA-SP, foi ou tomou posse pelo Presidente deste Conselho, Engenheiro Civil José Tadeu da Silva, na função de Inspetor Especial, para um mandato na Representação Municipal de Analândia.

Sendo assim, coloca-se a disposição de toda e qualquer pessoa para orientações na área da Construção Civil (aspecto legal) e até onde os direitos conferidos, lhe permitir.

Sávio do Carmo Nanci

Arquiteto e Urbanista

14 comentários:

  1. CHEGO ATÉ ME EMOCIONAR POR VER QUE NO MEU BAIRRO, QUE ESTOU CONSTRUINDO A MINHA CASA, MORO COM MINHA FAMILHA HÁ 3 ANOS, NEM AO MESNOS POSSO TER A ESCRITURA DO QUE É MEU, FAÇO QUESTÃO DE TER A PLANTA DA MESMA E NÃO É POSSIVEL ANTES DAS PROXIMAS ELEIÇÕES, SENDO QUE, FOI PROMETIDO EM CAMPANHA POLITICA JA COM TRES MANDATO DO MESMO PREFEITO, SENHOR SAVIO TENS A MINHA ADIMIRAÇÃO POR MUITO MAIS QUE ESTA SUA PRESENSSA NO BLOG, MAS PELO CIDADÃO QUE MOSTRAS SER, FICO SATISFEITO POR SABER TEMOS UM BRAÇO FORTE A FAVOR DA REGULARISAÇÃO DO URBANISMO DE ANALANDIA, TEREI A MAIOR SATISFAÇÃO EM AJUDA-LO NO QUE ME FOR POSSIVEL. MEUS PRESTIMOS!!! ATÉ A PROXIMA!!!

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AI MUITO BOM SABER QUE TEMOS MAIS UM ALIADO NESTA LUTA CONTRA OS MANDOS E DESMANDOS DE ANÂLANDIA, OBRIGADO SAVIO POR ESTAR DO LADO DO POVO ANALANDENSE AGRADECEMOS A SUA POSIÇÃO, NÃO ESTAMOS FALANDO DE POLITICAGEM, MAS SIM DE FAZER A COISA CERTA E PARA DE EMPURRAR TUDO COM A BARRIGA E NAÕ LIGAR PRAS COISAS CERTAS COMO DEVEM SER!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor cuide de nossas árvores , todas cheias de pragas parasitas, pois elas estão morrendo. E replante os espaços vazios; Por favor com urgência. Já vai longe o tempo em que viamos ruas inteira dos dois lados floridas pela espécie ( Pata de vaca ou de eleante) como alguns chamam, era lindo de se ver.Tempos bons aqueles. e as ruas eram limpas.... Nossa cidade está tão feia, que só nos resta lamentar o presente, e reelmbrar o futuro

    ResponderExcluir
  4. Show de Bola Sávio! Informações extremamente importantes que tem que ser divulgadas!
    A próposito quanto as "curiosidades"sobre Analandia,alguem percebeu uma câmera na frente da prefeitura??Presa na parede da frente apontada para a porta.Alguem pode dizer pra que serve??

    ResponderExcluir
  5. Berê diz....
    Parabéns Sávio!!!!!
    Merecido e necessário, até que enfim teremos um profissional de qualificação e que realmente entende da área ambiental e de construção.
    Sucesso, hoje e sempre...
    Um grande abraço
    Berê

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS SR. SÁVIO...6 de setembro de 2010 às 16:10

    PARABÉNS SR. SÁVIO PELA CONDUTA O SR. MOSTRA EM POUCAS PALAVRAS O QUE É A ADMINISTRAÇÃO SUJA DE ANALÂNDIA GENTE DA GENTE QUE NÃO TRABALHA PARA A GENTE.....É LAMENTÁVEL.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem analisado sr SAVIO é o que sempre digo se ANALANDIA tivesse pessoas competentes em cada setor não teriamos tantas coisas erradas.Quem o sr acha que fiscaliza as obras nessa cidade ? Os vereadores fujões aprovam todas as irregularidades,para eles tudo esta nos conforme (como diz certo vereador) é de fazer rir. Aquele que se diz prefeito ainda tem a coragem de se pronunciar no jornal(se é que foi o mesmo)que a obra do calçadão não causara danos aos cofres publico,isso é obvio O COFRE PUBLICO GUARDA TODO DINHEIRO USADO EM BENEFICIOS DELES MESMOS PARA GASTOS PARTICULARES E PRINCIPALMENTE PARA PAGAR PROPINAS E MOLHAR MÃOS DE FANTASMAS E VEREADORES SEM VERGONHAS,então jamais esse dinheiro sera danificado e muito menos usado para alguma obra.É sr prefeito se tivesse capacidade para tanto e vergonha na cara não estamparia sua foto nesse jornal comprado pela PREFEITURA.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Arquiteto Sávio, pelo profissionalismo, assim que devemos ter nos Poderes Publicos, profissionais capacitados e dispostos a trabalharem para o bem da população.

    CHEGA DE CAQUI, PAÇOCA E OUTROS ADJETIVOS QUE ESTÃO ACABANDO COM NOSSA CIDADE, NÃO PODEMOS ESQUECER DO MULEIRO, QUE NÃO SABE NADA E AINDA SE DEIXA MANIPULAR POR UM PSICOPATA EXTREMAMENTE LOUCO, QUE JUNTAMENTE COM SUA FAMILIA SE ENRIQUECERAM ILICITAMENTE ATRAVÉS DOS COFRES PUBLICOS.

    ASS. PENHA

    ResponderExcluir
  9. ETA CONCURSO SO,TEVE GENTE QUE ATÉ GABARITO

    EM BRANCO ENTREGOU

    ME DISSE QUE NÃO PRECISAVA ERA SÓ FAZER A PROVA

    QUE MARACUTAIA HEM BANDO DE SAFADOS E EU QUE PERDI

    OS VINTÃO E MAIS AS FOTOS

    ResponderExcluir
  10. Porque caixa de areia ? Porque o sistema de coleta de esgoto da cidade tem problemas, a areia vem juntamente com a água da chuva, então quer dizer que quando chover, a grande quantidade de água produzida estará atrapalhando o tratamento.

    ResponderExcluir
  11. COMO EU FICO SABENDO EM QUE SETOR EU MORO, POIS EU ACHAVA QUE MORAVA NUM BAIRRO, NÃO EM UM LOTEAMENTO.
    POIS PRECISO URGENTE MUDAR O MEU ENDEREÇO.

    ResponderExcluir
  12. EU SEMPRE TIVE PELO SR. SÁVIO GRANDE ADMIRAÇÃO, PELA PESSOA QUE É, QUANDO ELE FOI TRABALHAR NA PREFEITURA SE NÃO ME ENGANO HÁ UNS DOIS ANOS ATRAZ, ME PERGUNTAVA COMO PODIA, ELE PARTICIPAR DE UMA ADMNISTAÇÃO SABIDA COMO NO MÍNIMO INCOMPETENTE, E QUE MALVERSA O DINHEIRO PÚBLICO.
    AGORA TENHO A RESPOSTA, ESTE EXCELENTE ARQUITETO, COM CERTEZA PERCEBENDO, TUDO O QUE ACONTECE NESTA ADMINISTRAÇÃO COMANDADA PELO ZÉ-EX-EM-EXERCÍCO-PERIM, PEDIU SUA DEMISSÃO COM MUITA DIGNIDADE, E AGORA MOSTRA AO CIDADÕES DE BEM DA NOSSA QUERIDA ANALÂNDIA, O QUANTO DE INÉPCIA PARA FALAR O MÍNIMO EXISTE NESTA ADMINISTRAÇÃO, CUJO O "CHEFE" GOSTA DE MOSTRAR O SEU LADO CÔMICO, NUM PROGRAM DE TELEVISÃO EM REDE NACIONAL DIZENDO "EU SOU POLÍTICO". ORA SENHOR!! PRAFRASEANDO O BARDO INGLES "EXISTE ALGO DE PODRE NO REINO DOS PERINS"
    PARABÉNS SR. SAVIO DO CARMO NANCI A CIDADE DE ANALÂNDIA SE ORGULHA COM CERTEZA DE TER HOMENS COMO VOCÊ EM SUA COMUNIDADE.

    ResponderExcluir
  13. O sr. SÁVIO é um homen de carecter, quem o conhece sabe da sua inteligência como profissional do ramo, passa todos dias da semana em Analândia, conhece todos os detalhes da nossa cidade , mas como aqui vem de vez... um engenheiro de CAJURÚ não trabalha MAS RECEBE UM EXCELENTE SÁLARIO PAGO COM O DINHEIRO DO POVO O SR. SÁVIO ,nunca deve ter sido solicitado para opinar ....um abraço SÁVIO DEUS O RECOMPENSARÁ, não espere nada pois somos guiados por GENTE QUE É DA GENTE E ROUBA DA GENTE.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Sávio.
    Este assunto em especial, nos traz a realidade do que já devíamos estar fazendo há muito tempo, porém a indiferença, o egoísmo e a falta de vergonha nunca nos motivou a tomarmos decisões e manifestarmos nossa insatisfação com os atos e atitudes desta administração e de outras anteriores. Talvez, até, por não se saber por onde começar ou a quem e como reclamar.
    Escutamos sim por inúmeras vezes “estes que vêm de fora só para atrapalhar ou encher o saco...” perdoe-nos por não saber reconhecer quem aqui escolhe para ser a sua cidade acreditando nela, e que pudéssemos ter mais pessoas corretas que viessem somar experiências produtivas e nos mostrar o quanto estamos fora da realidade frente ao mundo que nos espera. Em outra oportunidade gostaria de parabenizar por um assunto chamado Ensino Escolar, pois nossos jovens estão vivendo momentos de deseducação e despreparo.
    Mais uma vez Parabéns por mostrar a todos, sem intimidar ou oprimir, como é possível termos uma cidade que se prepara para o futuro, simplesmente sendo profissional.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!