sexta-feira, 10 de setembro de 2010

GOVERNADOR DO AMAPÁ É PRESO POR DESVIAR VERBAS DO FUNDEB (antigo FUNDEF).

10/09/2010

Governador do Amapá é preso em operação da Polícia Federal


Pedro Dias (PP) é acusado de integrar grupo que desviava verbas públicas.
Assessoria do partido e do governo estadual não quiseram comentar.
Do G1, em Brasília

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (10) o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), durante a Operação Mãos Limpas. O governador é suspeito de participar de uma organização criminosa composta por servidores públicos, políticos e empresários que supostamente praticavam desvio de recursos públicos do Amapá e da União. O governador foi levado pelos agentes da PF para o quartel do Exército, em Macapá.
A assessoria do diretório do PP em Macapá confirmou ao G1 a prisão do governador, mas não quis comentar o assunto. A assessoria de imprensa do governador disse que vai acompanhar o caso e buscar mais informações sobre os motivos da prisão para poder se pronunciar a respeito.
Governador do Amapá e mais 17 serão transferidos para Brasília Ex-governador do Amapá Waldez Goés também é preso, diz advogado. Em 2002, Pedro Paulo se elegeu vice-governador na chapa liderada por Waldez Góes (PDT). Em 2006, foi reeleito como vice. Desde 3 abril de 2010, é governador do Amapá. Ele assumiu após Waldez Góes ter deixado o cargo para se candidatar ao Senado. Pedro Paulo disputa a reeleição pela chapa “O trabalho precisa continuar”, composta por PP, PRB, PDT, PSR, PL, DEM PHS, PCdoB e PTdoB.
O ex-governador do Amapá e atual candidato ao Senado, Waldez Góes, também foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Mãos Limpas. A prisão foi confirmada ao G1 pelo advogado dele, César Caldas. "Ele foi preso, e ainda não temos nenhuma posição oficial a respeito da prisão", afirmou o advogado.

Operação

Foram mobilizados, segundo a PF, 600 agentes federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Além do Amapá, os mandados também estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União (CGU).
Segundo a Polícia Federal, as apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Foi constatado, de acordo com a PF, que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas.
Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada, segundo a investigação, manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.
Durante a apuração, a PF informou ter constatado que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.
As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, da CGU e do Banco Central (BC), iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do STJ.
Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.


18 comentários:

  1. SENHOR MODERADOR, PENSANDO MELHOR, O TAL SALAFRÁRIO ACHO QUE VEM ROUBANDO A MUITO TEMPO, POR ISSO É CITADO FUNDEF-
    DEIXE PARA LÁ O RECADO ANTERIOR.
    BEIJO

    ResponderExcluir
  2. VIZINHO E AMIGO ESTOU LONGE..10 de setembro de 2010 às 16:18

    O ACESSOR É VISTO SEMANALMENT NA CASA DE ESTRANJEIRO DA GRECIA UM TAL DE GREGO ,SERÁ QUE ESTUDA LINGUA OU DESVIO DO FUNDEF. DEIXA PENSAR...JÁ SEI SE FALAR VOU PRESO...

    ResponderExcluir
  3. Só aqui é dificil, porque o roubo é o maior que há. A verba é desviada quase que completamente, e nada acontece...;

    ResponderExcluir
  4. Nossa que coisa feia tirar dinheiro das criacinhas!!!

    ResponderExcluir
  5. Precisa chamar essa Operação Mãos Limpas para vir aqui em Analandia pois aqui tambem tem essa organização criminosa formada por servidores, politicos e empresarios, tudo igualzinho, é só chamar...

    ResponderExcluir
  6. é Pedro tirar dinheiro das criancinhas acontece muito aqui também, além disso matam cachorro, ameaçam pais de família, roubam, mandam matar, tacam fogo, ameaçam com revolver, usam o poder que tem para prejudicar pessoas de bem, com filhos, falsificam, mentem, e muito muito mais..............................

    ResponderExcluir
  7. Mas vai ver que o estrangeiro precisa mais da verba que as criancinhas que até um tempinho atrás ao invés de refeição tinham pão como alimentação... Tinham ou teem ainda????

    ResponderExcluir
  8. Ahhh!!!! Acho que vocês estão falando demais... As reuniões do FUNDEB são divulgadas, ninguem assina documentação sem saber o conteudo... A Secretária da Educação deixa a disposição todo o relatório de como está sendo usado essa verba!!!
    rSRSRSRS.....

    ResponderExcluir
  9. Quero só ver quando os Diretores tiverem que prestar contas do que assinaram....
    Aliás.... eles nem sabem o que assinam.....

    E ainda são Diretores, pessoas que deveriam dar o exemplo para os alunos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Dai que você se engana anonimo....
    As pessoas que assinam sabem sim em que estão se metendo.... E o que estão assinando... Não são nenhum mané....

    ResponderExcluir
  11. A verba do Fundeb de Analândia está muito bem amparada no quisito fornecedor.... Eles fornecem ventiladores, fax, papelaria em geral e supreendao-se fornecem até carne.... É um AMPLO comércio.... Com um imovel enorme, distribuindo bem as mercadorias... E quando acontece alguma discrepancia a tal advogadinha vai até a Sessão dos Vereadores e diz que é erro de digitação.... Será que nada acontece???!!!

    ResponderExcluir
  12. Olha, esses politicos passaram dos limites.... Mexer com criança é crime!!!!!

    ResponderExcluir
  13. No final dessa postagem o reporter está falando de Analândia né...???
    ****Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos***

    Acho que é!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Calma gente,a justiça do nosso País está acordando,está começando a pegar políticos desonestos daqui a pouco chega em Analandia.
    HUMMMMM VAI SER UMA FESTA.

    ResponderExcluir
  15. Gente....madame ZUZU fará mais uma previsão.....Os que serão aprovados no concurso do ultimo domingo......(apesar que nem precisa dela fazer essas previsões, todos já sabemos: concurso em Analandia é um circo, não precisa nem saber ler pra ser aprovado. .......Tô falando alguma mentira???) Interessados entre em contato. Saravá à todos!!!

    ResponderExcluir
  16. E VOU SER BEM SINCERO Sra. CLARA, NESTA FESTA QUERO ESTAR DE CAMAROTE PARA ASSISTIR BEM DE PERTO, POIS SERÁ UM ACONTECIMENTO INÉDITO PARA O BEM DE ANALANDIA E NOSSA LIBERTAÇÃO DESTA QUADRILHA.

    ResponderExcluir
  17. Em falar em advogadinha que não consegue digitar as coisas certas. ONDE ANDAS?
    TOMOU DORIL?
    APRENDEU À DIGITAR CERTO?
    OU, OU, OU, OU, NÃO POSSO ESCREVER INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  18. ROUBAR DINHEIRO DE CRIANÇINHAS ISTO É POUCO AQUI EM ANALANDIA.
    AQUI É ROUBO NUM BOSTEIRO, NUMA REFORMA DE ÔNIBUS,REMÉDIOS NUM HOSPITAL, NUM ASFALTO MAL, MAIS MUITO MAL FEITO, RESUMINDO EM TUDO, ATÉ SE DER BOBEIRA TEM MUITOS FUNCIONÁRIOS QUE DEVEM DEVOLVER PARTE DOS SALÁRIOS, ALGUÉM DUVIDA DISTO?
    VAMOS ESPERAR OS ACONTECIMENTOS, O FIM DISTO TUDO ESTÁ PERTO, TENHO FÉ NISTO.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!