quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SESSÃO DA CÂMARA DE ANALÂNDIA - 08/02/2011

A primeira sessão ordinária de 2011 foi marcada por algo diferente do que temos acompanhado há dois anos, vereadores da base resolveram apresentar muitos requerimentos e indicações que foram aprovados por unanimidade. Por incrível que pareça não houve qualquer negação como vinha ocorrendo.
Quem esteve na câmara dos vereadores pôde assistir uma sessão que teve seu ápice com o requerimento do Edil João Sodelli , pedindo a tão sonhada sala de transparência. 
O vereador Diego requer junto ao prefeito um plano de saúde para os funcionários públicos.
O vereador Rodrigo Balerini fez comentários sobre a sessão e se disse satisfeito, pois requerimentos antes negados hoje foram aceitos, referindo-se a sala de transparência, prosseguiu ainda dizendo que a saúde de Analândia é um caos, chamando a atenção para o fato de que os vereadores devem buscar soluções para a saúde pública:  "Os vinte e cinco médicos que estão nos site do SUS devem estar de férias, pois nunca estão na UBS", mas aprovou também a indicação de pedido de plano de saúde para funcionários. Balerini lembrou também que a base aliada sempre afirmou que tudo isso isso "é briga e picuinha política", referindo-se aos anteriores apontamentos de irregularidades, e surpreendeu-se com a nova postura dos edis, que hoje demonstraram que estão tentando trabalhar com propostas benéficas a população analandense e que briga política é matar vereador como foi o caso do Nalin.
O ex-presidente da Câmara Leandro Santárpio fez uso da tribuna livre, falou de sua gestão a frente da Câmara dos vereadores, lembrou que sua renúncia foi forçada,  não teve escolha devido a gravidade das ameaças, que conjuntamente com a morte do saudoso Nalin foi a única alternativa que lhe restou. Leandro foi aplaudido, por sua gestão e sua postura justa,  imparcial, impôs regras e limites ao executivo exigindo que se cumprisse a lei, motivo este que resultou em tantas ameaças.
O que resta saber agora é se essa postura assumida hoje pelos edis terá continuidade e dará prosseguimento também ao trabalho do nobre vereador Nalin, não apenas como propositores de ideias, mas também como fiscalizadores dos atos do executivo.

Cabe lembrar que o povo não é bobo, e não aceita mais ser tratado com a política do pão e circo, não são apenas propostas que satisfarão o povo, mas sim atitudes de continuidade e eficiência.
O que se percebe na equipe que hoje ocupa as cadeiras da casa legislativa de Analândia é um certo ar de hipocrisia, como se o povo fosse se contentar apenas com projetos, o povo quer saber também o que farão para combater as irregularidades que acontecem no executivo de Analândia, não apenas no papel, mas nos atos.
Vamos ver o que farão para resolver o problema das obras paradas por irregularidades,  obras sem projeto, qual será a medida que os nobres vereadores tomarão diante disso?


Fotos da praça, a menos de 50 metros da câmara, até quando essa situação vai continuar?

Fotos da obra da avenida de acesso Antonio Vivaldini, entrada da cidade, esta é a imagem da administração está aos trapos.
Passou da hora dos vereadores atuarem de acordo com os próprios pensamento e não direcionados e sujeitados por um tirano ultrapassado, que nunca fez nada pelo bem comum da população que apenas usurpou os recursos públicos em benefício próprio.
O povo quer mais que palavras e promessas, quer atitude e postura digna de representantes do poder público, querem que seus representantes façam jus ao poder que lhes foi conferido. 

36 comentários:

  1. Um salve ao vereador João Sodelli que solicitou a sala de transparência,vale saber se só vai ficar no papel como tudo aqui nessa cidade."Se".Eu disse "se" as intenções dele realmente são honestas e a sua intenção é a única de proporcionar o bem,começas a ter minha simpatia,admiração falta muito uma vez que até agora ninguém explicou de onde veio tanta carne.
    O povo não é mais burro,nem cego , nem surdo.Aprovar um projeto pra tampar o sol com a peneira pro povo esquecer da carne acho que não dá mais não.Mas vamos dar um voto de confiança(aquele frita o peixe com olhos no gato)e espera que realmente estejam se fazendo coisas para o bem de Analândia.

    ResponderExcluir
  2. TÁ CERTO.ACHEI OTIMA AS INDICAÇÕES DOS NOBRES VEREADORES.PORÉM VAMOS VER ATÉ ONDE TUDO ISSO VAI.
    POR QUE FALAR ATÉ PAPAGAIO FALA.AGORA FAZER É OUTA CONVERSA.

    ResponderExcluir
  3. que bom ver o Santárpio na Câmara, estive presente em varias Sessões que ele no passado presidiu, pode perseber sua dignidade como Homem Público, esperamos que vócê volte em breve ?

    ResponderExcluir
  4. VIXE, LEANDRO SANTARPIO DE VOLTA NA POLÍTICA, INCOMODARÁ MUITA GENTE, POIS GENTE HONESTA E INTELIGENTE NÃO É ACEITA INFELIZMENTE NO MEIO POLÍTICO DE ANALÃNDIA.
    PARABÉNS PELO DISCURSO LEANDRO,PRECISAMOS DE VOCÊ, HONESTIDADE, JUVENTUDE E INTELIGENCIA....

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Santárpio que bom ver voce novamente, Analândia necessita do seu trabalho e honestidade.
    Sabemos que voce hoje em dia cuida de chácaras apos seu expediente da Casa da Agricultura para complementar o salário de Vereador que voce perdeu, isso por que lhe foi oferecido cargo concursado de alto valores como foi feito aos demais Vereadores da base aliada ao Beto Perin, porem voce não aceitou ser comprado e ainda denunciou o último concurso no MP.

    Durma tranquilo, voce foi justo, aos "justos seus fardos serão leves"


    DEUS te abençõe querido.

    ResponderExcluir
  6. 25 medicos no site do SUS????
    Tem vereador induzindo a população ao erro!!!!
    O site do Datasus é publico e todo e qualquer cidadão tem o direito de comprovar a veracidade dessa informação. Tem que ver pra crer!!! O vereador tem a VERDADE como compromisso com a população. Pense nisso!

    ResponderExcluir
  7. Plano de saude para os funcionarios???? Meu Deus!!! propor beneficio para minoria é correto????
    Essa proposta é dar tiro no proprio pé não é Sr.Diego?
    O sr. levou essa proposta ao conhecimento do setor da saude??? Procurou a opinião da secretaria de saude????

    ResponderExcluir
  8. Tenho saudades da época dos 4 mosqueteiros (Santárpio, Nalin, Rodrigo e Adriano), concerteza nessas fotos que vemos essas obras paradas, eles teriam proposto uma Comissão Especial para apurar o que houve e os responsáveis.

    SAUDADES DO SANTÁRPIO E DO NALIN, VCS MARCARAM COM ATITUDES O ESPAÇO QUE OCUPARAM NA CÂMARA, FOI TALVEZ O SALÁRIO MAIS BEM PAGO DE TODOS OS TEMPOS DE EXISTENCIA DA NOBRE CASA LEGISLATIVA.

    ResponderExcluir
  9. PAULO HENRIQUE FRANCESCHINI9 de fevereiro de 2011 às 09:25

    ANTES TARDE DO QUE MUITO TARDE.... BONS PROJETOS MERECEM APOIO E APROVAÇÃO.TODAVIA,COMO FOI COMENTADO ACIMA MAIS DO QUE BONS PROJETOS ANALANDIA PRECISA DE AÇÃO... AÇÃO...AÇÃO!!! E é isso que toda população espera dos nobres edis.A proposito por falar em apoio quero deixar claro para TODOS que a minha posição sempre foi e será de apoio a bons projetos. Não estou apoiando pessoa(s) ou qq vereador. Apoio BONS PROJETOS!!! Se alguem esta usando o meu nome dizendo que eu estou apoiando-o NÃO É VERDADE.Repito... apoio BONS PROJETOS e não PESSOAS,VEREADORES... Gostaria que isso ficasse BEM CLARO e que se existe alguem usando meu nome com essa finalidade que pare por ai. O patio dos funcionarios da prefeitura tem ouvidos e nem precisei sair da minha casa para ficar sabendo.E não é usando meu nome que se adquire respeito da população.... bons projetos,atitudes corretas, retidão, postura é o caminho para angariar respeito de todos!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Voto pela autoria, não pelo Projeto!9 de fevereiro de 2011 às 09:28

    Acompanho todas as sessões, sei todos os Projetos que são postos em votação!!!
    O Vereador Balerini, no final do ano passado, colocou em votação esse mesmo Projeto da Sala de Transparência, foi NEGADO pela maioria dos vereadores. Ontem, somente por ter mudado o nome da autoria do Requerimento, o mesmo foi APROVADO por unanimidade. João Sodelli, deu a desculpa de que na época não conhecia como funcionava a Sala!!! OK, vamos fingir que acreditamos!! Mas e os outros vereadores??? Piçoca, Cavalcante, Caqui???? Será que esses sabem??? Ou mudaram seu voto somente pela autoria e não pelo projeto???

    ResponderExcluir
  11. Momento CÔMICO da Sessão9 de fevereiro de 2011 às 09:32

    Vereador Cavalcante,IRADOOOO!!!!
    Tentou justificar o seu não comparecimento aquela Sessão de fuga em massa dos vereadores, o que resultou num BO feito pelo atual Presidente da Camara contra o Leandro - época presidente- pois questinou muuito a falta desses Vereadores!!
    Cavalcante teve uma virose!
    Nando - operado!

    SEi SEI SEI!!!

    ResponderExcluir
  12. JÁ COLOQUEI VÁRIOS CONTÁRIOS ; MAS VOU VOLTAR SEMPRE NESTE SR. JOÃO SODELI SEJA HOMEM COM H MAIUSCÚLO PROVE E PEÇA UMA AUDITORIA EM SUA PAPELARIA, ISSO TERMINÁRIA EM DIVORCIO, EU E O POVO NÃO SOMOS TROUXA.SR. SABE MUITO BEM DAS NOTAS FISCAIS , PROVE PÁU MANDADO.CARACTER NÃO É PARA QUALQER PESSOA QUE POSSUI.

    ResponderExcluir
  13. NOSSA OTIMA E PRODUTIVA A SESSAO ,, PARABENS SR SODELLI, PELA PEDIDO DE MOÇAO DE APOIO A CRS MINERAÇAO, ELES INVESTEM EM ANALANDIA

    ResponderExcluir
  14. parabens ao novo vereador JOAO SODELLE, a mençao que eles fez de enviar oficio a secretaria de esportes ao breno e equipe pelo otimo campeonato regional de futebol salao,, é isso ai tem que parabenizar o trabalho bem feito

    ResponderExcluir
  15. nosssa nos ficamos sabendo foi aprovada o pedido da folha pagamento, sera que o nome dos funcionarios e salraio sera divulgado pela cidade eu nao acho justo,

    ResponderExcluir
  16. Talves, tenha sido por isso que o NALLIN morreu e o SANTARPIO foi aterrorizado até pedir para sair, mas, a partir de então a JUSTIÇA passou a ver Analândia com outros olhos, percebeu-se então que as denuncias dos CIDADÃOS ANALANDENSES não eram simplesmente INTRIGA POLITICA como o exforadeexercicio queria que a justiça PENÇASSE. Foi às custas de uma vida(valiosa) mas agora os rumos são outros.

    ResponderExcluir
  17. agora sou eleitor fantasma9 de fevereiro de 2011 às 11:50

    MUITO ENGRAÇADO PARA ALGUNS VEREADORES PENSAM E AINDA ESTÃO PENSANDO EM FAVORECER A ELES PRÓPRIOS E FAMILIARES, PORQUE SÓ FUNCIONÁRIOS DEVEM TER PLANO DE SAUDE. ESTE VEREADOR AINDA CONTINUA PENSANDO SÓ EM SÍ? É TÃO DIFICIL PENSAR QUE A POPULAÇÃO DE ANALANDIA NECESSITA DE UM BOM ATENDIMENTO MÉDICO?
    SENHORES VEREADORES PENSEM BEM ANTES DE APROVAREM ALGO QUE PARA VOCES PODEM SER UM TIRO DE CANHÃO NO PROPRIO PÉ.

    ResponderExcluir
  18. VEJO ESTAS FOTOS DE UMA CIDADE TÃO BELA COMO ANALANDIA, FICO INDIGNADO COM O DESCASO DO PODER PÚBLICO.
    PARA QUEM NÃO CONHECE NOSSA CIDADE E VÊ ESTAS FOTOS PENSAM QUE ESTE LUGAR É EM ALGUM PONTO DE ALGUMA FAVELA. MAS PARA OS QUE TEM DÚVIDAS, ESTAS FOTOS É NA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE. E SE É COMENTADO ALGUMA COISA A RESPEITO DESTAS OBRAS IREGULARES, SEM PROPÓSITO ALGUM, DE PÉSSIMA QUALIDADE, A CULPA É TODA DA OPOSIÇÃO.
    LAMENTÁVEL,LAMENTÁVEL MESMO ANALANDIA, TERRA DE NINGUÉM.
    CORRIGINDO DE ALGUÉM QUE ACHA O MÁXIMO, O DONO DESTA TERRA DE NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  19. Aos vereadores que se dizem situação e aos vereadores que se dize m oposição. É inaceitável vocês não saberem que plano de saude se faz com o sindicato do servidor público, a partir dai se autoriza o desconto em folha, a prefeitura não pode pagar nem tudo e nem uma parte do custo se quer... é proibido, não pode. Como que um vereador da situação leva a proposta para ser aprovada e um vereador da oposição, Sr. Balerini aceita???? estão juntos nessa burrada?? Quando vou ao hospital para pegar minha medicação pelo hiperdia, sempre pergunto se os vereadores estão vindo ao hospital para ver os problemas que se tem, a resposta é sempre a mesma. -Nessas semanas não tem nenhum vereador vindo ao hospítal não.

    ResponderExcluir
  20. Ontem teve assedio moral dentro da sessao da camara por parte do sr Presidente da Camara o amado nando. Boletim de ocorrencia nele aqui nao é mais terra sem lei. Aos poucos vao entrar na linha e aprender a respeitar as pessoas.

    ResponderExcluir
  21. É Sra CLARA, A RESPEITO DESTE PLANO DE SAÚDE, ESTE VEREADOR TAMBÉM FOI EM MINHA CASA COM ALGUMAS DESCULPAS ESFARRAPADAS. E FUI BEM SINCERO COM ELE, NÃO SOU CONTRA UM PLANO DE SAÚDE PARA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, MAS SOU MUITO A FAVOR DE UMA RESTRUTURAÇÃO EM NOSSA UBS. E MAIS NO MEU PONTO DE VISTA A POPULAÇÃO EM MASSA É QUE DEVE TER BOA QUALIDADE DE SAÚDE, PORQUE SÓ OS FUNCIONÁRIOS?
    RESPONDO: A COMPETÊNCIA É MUITO POUCA PARA TAMANHA TAREFA, AINDA CONTINUAM PENSANDO EM ALGUNS.

    ResponderExcluir
  22. Vanderlei Vivaldini Junior9 de fevereiro de 2011 às 14:08

    A função maior do vereador é fiscalizar, ganha do povo para tal serviço e vejo que os vereadores não estão cumprindo seu papel, vereador não precisa ir no gabinete de prefeito, o prefeito tem que encaminhar ao vereador documentos para passar sobre o crivo crítico dos vereadores, isso não acontece em Analândia.
    Vejo que estão tentando enganar o povo, é conversa fiada, é busca de beneficios para esse ou para aquele, e isso não contribui para o crescimento de todos.
    Os vereadores tem que se definir ou trabalham sério e sem blindar o prefeito ou o povo não vai aceitar mais o que esta acontecendo.
    O vereador Nalin foi assassinado, pois contrariava o interesses politicos de uma familia que de forma irresponsável não mede a consequência de seus atos,o Beto chefe continua sem trabalhar para o povo,ganhando, manda no prefeito, fica rodeando e fazendo falcatruas,comprando testemunhas para mentir, esperamos que os vereadores mudem de postura e trabalhem de forma correta e imparcial, doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  23. Gabinete do prefeito e conversa baixa no ouvido é o que sempre teve em Analândia, ninguém saiu beneficiado até hoje, é ilusão, o Beto após 20 anos esta "ferrado" e a cidade também.
    Precisamos é de pessoas sérias e honestas.
    Daqui em frente tem que ser sim sim e não não e o que passar disso é mentira, e o preço da mentira é alto, e o prejuizo é grande.

    ResponderExcluir
  24. O Sodelli lembrou da CRS, bem lembrado, são trabalhadores e geram empregos, isso é bom.
    Devemos lembrar que a empresa esta irregular,não seguiu as normas, os fiscais não fiscalizaram por que ? Os fiscais também são culpados, estavam fazendo o que ? Por que não fiscalizaram ? Suspeito!!!
    Analândia tem que aprender a andar na linha, parem jeitinho, planos mirabolantes.
    Do mais a Crs irá reconstruir tudo mas o prejuizo será alto, em reais e ambientais.

    ResponderExcluir
  25. PARABENS A CRS..... EMPRESA E FAMILIA SERIA.... A MOÇAO DO SR SODELLE E MAIS QUE MERECIDA...

    ResponderExcluir
  26. Plano de saúde somente para os próprios funcionários, vindo de quem vem, é tentar legislar em causa própria. Isso em legislativo sério daria cassação de mandato...

    ResponderExcluir
  27. É Sr Leandro vai precisar mais do que falar na tribuna para voltarmos a confiar em vc!
    “Agora, que já está mais calmo e estou mais tranquilo, decidi me pronunciar sem medo de represálias” Frase dita por Leandro Santarpio ao Jornal Cidade.

    É leandro assim é facil qualquer um pode, mas na hora que mais precisávamos vc caiu fora e nos jogou um balde de água fria estavamos quase lá, e vc nos deu esse desprazer.

    Dificil de esquecer!

    ResponderExcluir
  28. A raina da bateria teve um " peti" hoje no fórum, mas descobrimos que ele tem alergia, de Batata.

    ResponderExcluir
  29. AO PESSOAL DO BLOG PARA COLOCAR EM DISCUSSÃO

    Chegou aos meus ouvidos que o ex prefeito beto perin anda conversando com os perueiros para cada um pegar a linha que já fazia no ano passado, que no final da licitação vai dar tudo certo, na verdade acho que ai tem coisa das brava.
    Diante disso resolvi mandar esta carta pra vocês do blog e caso tenha interesse em colocar em pauta o porque dele querer isso, vamos conhecer melhor o ex prefeito beto perin na matemática.
    Primeiro, a linha do marido da silvana irmã do ex prefeito beto perin é a que tem o maior numero de kilometro percorrido e se não bastasse a maioria dos kilometros é de asfalto, então vamos levar a população o quanto isso rendeu no bolso da família perin nos últimos anos.
    A linha tem 210 kilometros por dia vezes 20 dias do mês vezes R$ 1,90 da um total de R$ 7980,00 por mês.
    Antes de continuar gostaria de fazer uma pergunta aos funcionários publico que ganha em média R$ 800,00 por mês, quantos meses precisaria trabalhar pra ganhar o que o cunhado do ex prefeito beto perin ganha em apenas um mês? Eu gosto de perguntar e já dar a resposta percebe? Você teria que trabalhar 10 meses pra ganhar o que ele ganha em apenas um mês.
    Vamos continuar na matemática, em um ano de serviço ele pode ganha R$ 79800,00 enquanto isso você funcionário publico precisa trabalhar 8 anos e 3 meses para ganhar o que ele ganha em um ano, é de mais não é?
    Agora vamos um pouco mais longe, em 8 anos de mandato do beto perin ele pode ter ganho nada mais nada menos que R$ 638.400,00 mais 4 anos do luizinho R$ 319.000,00 da um total de R$ 957.600,00 em 12 anos, quase um milhão de reais.
    La vai mais uma pergunta a você funcionário publico que ganha em media de R$ 800,00 quantos anos você precisaria trabalhar pra ganhar o que o cunhado do do ex prefeito ganhara em 12 anos? Olha a resposta ai de novo são 99 anos e 7 meses, sim é isso mesmo.
    Agora vocês entenderam porque o beto perin não quer que ninguém tente pegar a linha do seu cunhado? Porque esta linha foi feita pra família dele.
    Pense e analise você de blog, será que o beto perin esta pensando no povo de analândia, em seus funcionários? Ele não ajudaria outras pessoas se não tivesse um bom retorno pra ele ou pra sua família, portanto vamos pensar em quem votar nas próximas eleições, somos livres pra participar de qualquer coisa sem que o beto possa decidir por nos.
    Lembre-se quem coloca o prefeito neste cargo é você povo de analândia, isto se os fantasmas não aparecerem, e se falando em fantasma porque vocês não aproveita agora que o beto perin só esta correndo atrás de tirar seu irmão da cadeia e não pede uma nova revisão de títulos em analandia?

    ResponderExcluir
  30. Ontem não estive na Camara municipal, mas fiquei sabendo do retorno do Sr Santarpio e estou muito feliz, pois sabemos de seu carater de sua honestidade e estamos felizes, pois com certeza ele irá voltar nas proximas eleições e ai teremos novamente uma pessoa que não pensa em proprio umbigo e sim na população de Analandia, na cidade de Analandia.
    Obrigado Sr. Santarpio por vc dar a volta por cima e estar novemante em nosso meio, e nunca ter sido corronpido por eles.
    Uma sugestão que tal ser o nosso prefeito...
    Fica com Deus e que ele te abençõe a cada dia, te
    proteja e continue te dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  31. pela sessao de ontem e pelos dias anteriores, constatei que analandia agora tem dois vereadores de verdade DIEGO E JOAO SODELLI, eles num pedem so por pedir, foram atras se informaram trouxerem o projeto da sala de transparencia mastigado para o prefeito, agora ele que precisa se mexer.todos os pedidos dos dois na camara foram sempre justos sem ofensa e politicagem. PARABENS . parecem estar fiscalizando, cobrando e colaborando.

    ResponderExcluir
  32. O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

    ResponderExcluir
  33. Segue o projeto do Sr Joao Sodelli que quer um trenzinho para a cidade esse sim é um projeto de seu porte. Segue Link mostrando como poderia ser o mesmo em nossa cidade: http://www.youtube.com/watch?v=BusWbB-bBuU

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  34. Concordo com o colega acima. Qdo tudo estava desmoronando e eram ameaças de todo tipo pra TODOS que se revoltavam com o que estava acontecendo, o sr. Presidente da camara se sentiu no direito de se afastar pois a familia estava fazendo pressão e teve medo. Agora q quem ameaçava e o outro que cumpria as ameaças tão fora, o sr se acha no mesmo direito de retornar.
    Só tenho um recado para o sr. Santarpio. Medo todos os que mostraram a cara tiveram. Ameaças a eles não faltaram, garanto que suas famílias também ficaram apreensivas, mas mesmo assim tiveram coragem (por nós, graças a Deus) e continuaram sua batalha. Já sabemos que na hora que o bicho pega o sr. se afasta, portanto seria melhor nem retornar pois ainda tem muita coisa pra acontecer e sabemos muito bem como o animal que se sente acuado como reage, e o animal homem não é diferente. Qdo a família achar que não tem mais nada a perder, na minha opinião a coisa vai ficar preta, portanto, precisamos de pessoas do lado do povo, que aguente a situação, o que não é o seu caso. Qdo estava no papel, o cumpriu de forma honesta, não tiro o seu valor, mas na MINHA opinião o sr. deve ficar na sua agora, pois o agora tá facil de mostrar os dentes...

    ResponderExcluir
  35. Leandro o tempo que ficou foi justo e honesto, não se vendeu e principalmente fez varias denuncias no MP, as criticas viram porem pela sua experiencia e maturidade saberá discernilás e concerteza voltará.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!