terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ASSÉDIO MORAL

Um comentário:

  1. ASSÉDIO MORAL: RISCO A SAÚDE DO TRABALHADOR.
    Violência, saúde e trabalho uma jornada de humilhações. Ao abordarmos o assédio moral no trabalho, que exerce de forma negativa, gerando as mais diversas formas de violência.
    Começam a surgir, nos ambientes de trabalho, um leque de situações, como racismo, discriminação por sexo ou idade, diferenças religiosas, além do poder exercido de um sobre outro. Essas questões tomaram um âmbito imenso, porque, a partir do assédio moral, começou a desenvolver o assédio sexual. Eles são diferenciados: o moral é uma questão de ponto de vista das questões subjetivas e o sexual é mais corporal; entretanto, ambos usam as formas de trabalho como facilitadoras para tais objetivos.
    Há muitas questões ligadas ao assédio moral, cansaço, stress, descontrole emocional, ameaça de perda de emprego, enfoque do genêro, cerceamento às informações, formas exclusivas de tratamento e até mesmo a precarização do trabalho.
    O assédio moral como exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função, de forma repetitiva e prolongada ao longo da jornada de trabalho causam sério risco a saúde do trabalhador..
    O assédio moral, que se caracteriza por ser uma atitude desumana, violenta e sem ética nas relações de trabalho, afeta a dignidade e identidade dos assediados, violando seus direitos fundamentais.
    O assédio moral coloca em risco à saúde do trabalhador que pode trazer inúmeras consequencias, inclusive o adoecimento físico e mental, pois desestabiliza emocionalmente o indíviduo, destrói o coletivo e a rede de comunicação. Violência essa que pode impedir a vitíma de se exprimir, isolando o assediado, desconsiderá-lo diante de seus colegas, desacreditá-lo no seu trabalho e, por fim, comprometer sua saúde tanto física como mental.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!