terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Educação fraca ameaça futuro de brasileiros!!!

Estamos liderando o ranking de pior País em investimento na Educação, especificamente relacionado à conclusão do Ensino Médio. Das quatro unidades pesquisadas, 3 da América do Sul e 1 da Europa, somos a ameaça de futuro melhor para a qualificação profissional de nossos cidadãos. E o pior, os atuais números do corpo docente brasileiro lecionando no ensino médio, o antigo 2º grau, não tem perspectivas futuras por conta de salários baixos e violência nas escolas. Ou seja, uma ameaça que desestimula os educadores da rede pública de ensino, consequentemente prejudicando esta via de acesso a cursos superiores.Conclusão de relatório elaborado pela Câmara de Educação Básica (do governo federal), presidida pelo educador Mozart Neves Ramos aponta: Brasil 30%, Argentina 42%, Chile 49% e Alemanha 83% das estatísticas percentuais entre os quatro paises que concluíram o ensino médio. Estão envolvidos estudantes com mais de 25 anos.
Dos estudos realizados nas redes públicas de ensino brasileiro há uma demanda estimulada pela falta de investimento no setor. Os números são exatos: faltam 245 mil professores para contemplar a malha estudantil. A deficiência está nas áreas de química, física, matemática e biologia.
Não é uma novidade. Venho insistindo rotineiramente para que os poderes público e privado se voltem para a mitigação desta triste realidade. Repito insistentemente que a qualidade de ensino está condicionada a investimentos no corpo docente, assim como criação de alternativas que estimulem as crianças, jovens, adultos e idosos, partes do corpo dicente.
Já informei, comuniquei, clamei, que tanto a União como seus entes devem refazer, reanalizar, repensar os valores percentuais destinados a investimentos no setor. Por último, numa súbita lembrança, afirmei que ‘se eu fosse governador’ investiria muito mais do que prevê a legislação. Paises de primeiro mundo fazem isso e cito a Alemanha e Japão. Não é à toa que na pesquisa da Câmara de Educação Básica, esta primeira lidera o ranking dos que concluíram o ensino médio.
A pesquisa relata que para transformar estes números são necessários, além dos milhares de professores para atender o ensino médio, salários mais condizentes e indução ao uso da internet e televisão na grade escolar pública. Pois bem, estamos no caminho certo em Mato Grosso. Iniciamos há quase cinco anos um projeto de inclusão digital às classes sociais menos favorecida, através da Fundação Apeîara, por acreditar que sempre houve uma lacuna a ser preenchida na educação mato-grossense, assim como no Brasil. A educação inclusiva desde cedo é parte integrante deste objetivo.
Os números apresentados pela Câmara de Educação do governo federal me dão força, incentivo e me faz cada dia mais convicto de que devo continuar investindo na Educação.
*José Riva é deputado estadual por Mato Grosso
-

4 comentários:

  1. A educação aqui não é diferente, esta ruim.
    Mas o agravante maior é que as pessoas que deveriam estar conciêntes e procurar melhoras acham que o ensino aqui esta uma maravilha, é engraçado pois estas pessoas mandam seus filhos estudar fora em outra cidade, por que será ?
    O fato é, quem não sabe, vai ensinar o que ?
    O caso é que as críticas engrandecem quem ouve e tenta melhorar, mas quem não aceita ser criticado fica cada vez pior.

    ResponderExcluir
  2. Penso assim:

    A receita para uma boa escola pública já esta pronta. Quem tem mais de 50 anos de idade sabe disso. O ensino público era forte. Lembro que no ginasio, e colégio ( era assim que se chamava o básico e o médio) meus professores chegavam em bons carros, muito bem vestidos e educados. Os alunos tinham neles um exemplo a a ser seguido. Eu tinha 12 matérias dentre elas inglês e francês . Iam para a escola particular aqueles que eram jubilados ( dois anos repetidos ). As escolas particulares eram muito fracas, e tinham o estígma do pagou - passou.

    Bem , eu perguntaria qual o motivo da transformação da educação em nosso pais? Ia tudo tão bem ! O ensino era para todos. Escola particular, paga , era para aqueles que faziam corpo mole, péssimo nivel dos professoras, má formação, emprego ruim, futuro comprometido.

    Todos tinham chance à bos escola , independentemente do nível econômico e social.

    Onde quero chegar? A receita está pronta, é só copiar aquele modelo que funcionava tão bem . Por que aquele modelo não interessa mais ? Será que o lob do ensino pago é tão forte a ponto de imbecilizar uma nação inteira?

    ResponderExcluir
  3. A ditadura militar deixou sequelas ...e bem contudentes....Mataram todo tipo de organização...e os professores eram fortes na epoca....No nosso caso especifico temos um regime local...autoritario..despreparado....mal intencionado....e com muita grana...Só pra começar...a LDO DESTINA para a educação 5.000.000,00 ...isso mesmo...quase CINco MILHOES ...para o ano de 20ll....O que falta é gestão séria...essa verba numa secretaria séria....faria inveja até para os melhores colegios de S.Paulo ou da Europa....

    ResponderExcluir
  4. Por oportuno, aproveito para perguntar quem é o nosso "secretário" da educação.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!